Daisypath - Personal pictureDaisypath Vacation tickers

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Escolha da 2ª Camada

Amigos,
E já vamos para a 2ª camada (de aquecimento).
Falo-vos na 2ª camada numa concepção de utilização de um sistema de 3 camadas.

Não utilizo nesta expedição a 2ª camada como uma camada de fecho (outer). Nem utilizo 2ª camada de aquecimento para os pés, para as pernas ou para as mãos uma vez que não vejo vantagens nenhumas, apenas vendo os inconvenientes de um possível sobreaquecimento.

Vou utilizar, de facto, para o tronco (o coração e a zona dorsal devem estar muito quentinhos) uma 2ª camada como integrando um sistema de 3 (ou mais) camadas.

Confesso-vos que sou adepto dos polares com fecho total.
A abertura parcial do fecho ou mesmo total possibilita uma regulação muito mais eficaz da temperatura no interior e essa regulação vai ajudar a homeostase do sistema.
Ou seja, se eu estiver a caminhar com muito calor, o meu corpo tende a suar para dessa forma proceder ao arrefecimento.

Eu sou adepto de começar a caminhar com um bocadinho (pouco) de frio e de, à medida que vamos ganhando calor, ir abrindo o sistema, permitindo uma correcta regulação da temperatura do corpo.
Por isso, para 2ª camada opto por polares sem membrana - já que estes respiram muito melhor - tendo à disposição um vasto leque, desde o polartec 100 até ao thermal pro high loft.
 
Estive hesitante entre o Patagonia R2 e o North Face Scythe Summit Series.

Acabei por optar pelo North Face uma vez que este tem uns cordões na zona da cintura que possibilitam um isolamento melhor na zona da cintura e se ajusta melhor ao meu corpo.
 
É uma escolha muito delicada num conjunto de ataque ao cume e por isso optei pela melhor capacidade térmica do High Loft Polartec® Thermal Pro® fleece.







É certo que no caso de vir muito frio e muito vento nós temos sempre a possibilidade de usar as penas que vão sempre na mochila. Mas só gosto de usar as penas quando estou parado no cume ou quando estou parado nos campos avançados e o sol já se foi embora.

Abraço (quentinho) para vós.

Jorge

Sem comentários:

Enviar um comentário