Daisypath - Personal pictureDaisypath Vacation tickers

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Regra das 3 camadas

Todos nós já ouvimos falar dessa regra de dividir a vestimenta em três camadas:
  • a 1ª, a camada base, interna ou de conforto (base layer);
  • a 2ª, a camada intermédia, ou de aquecimento (mid layer);
  • e a 3ª, camada exterior, ou de protecção (outer layer).
Segue, basicamente, o princípio das diversas camadas da cebola e assegura o essencial, que é manter o corpo seco e aquecido.

1ª CAMADA:
A 1ª camada, interna, é a que deve proteger directamente o corpo, estando em contacto directo com a pele. 
O uso de algodão não é de todo em todo recomendável, pois essa fibra hidrófila absorve até 60% de seu próprio peso de água e não sendo de secagem fácil, pode comprometer drasticamente, nas situações de frio e vento, todas as zonas do corpo em contacto, arrefecendo-as muito rapidamente. 
A camada base deve estar bem colada ao corpo para que a troca com o meio externo funcione correctamente (se a camiseta for muito larga, o suor irá condensar por dentro da roupa, começando a escorrer pelo corpo e isto não é nada bom).
Esta camada, tanto no frio quando no calor, deve ser constituida por roupas de:
  • poliéster, (LIFA, Capilene, etc) fibra sintética que tem a vantagem de ter uma baixa absorção de água, mas ao mesmo tempo realiza uma troca muito rápida do suor com o ambiente externo
  • ou de lã merino (retirada de ovelhas que vivem entre os 40ºC e os -25ºC), mantendo o corpo sempre seco

2ª CAMADA:
A 2ª camada,  intermédia, tem a função de manter o corpo quente, sendo recomendada apenas para temperaturas mais baixas.
Como a função é aquecer, opta-se pela lã, ou pelos tecidos polartec, que garantirão que o corpo se mantem seco e quente.
Existem vários tipos de Polartec, sendo certo que como camada intermédia será adequado usar os polartec 100, 200, 300,  thermal pro,thermal pro high loft,  que aquecem em funcão da sua gramagem e respiram admiravelmente.
Em condições extremas, há alpinistas que prescindem da vulgar 1ª camada usando logo o polartec colado à pele, o que dá uma sensação de protecção incrível.
Se a 2ª camada for a última, recomenda-se a utilização de polartec com membrana resistente ao vento e à chuva, uma vez que o vento forte anula por completo o efeito de aquecimento da fibra polar.

3ª CAMADA
A 3ª camada, exterior, de fecho,  serve para proteger do frio, do vento e da chuva.
Se estivermos em ambiente não muito frio, dispensamos a 2ª camada, usando apenas a camada base (manga comprida)  e a camada exterior para nos protegermos.
Essa última camada deve evitar que a água, e o vento frio, entrem e cheguem às outras camadas, e ao corpo quente.
Usamos casacos e calças de membranas corta-ventos, impermeáveis e respiráveis, normamente do tipo Gore Tex,  eVent, Texapore, Apex, Hyvent, Softech, Schoeller, etc. Estas peças fazem com que o calor fique preservado junto ao corpo, evitando a entrada do vento frio e da chuva, deixando escapar o vapor de água da transpiração .

E assim, com a leveza destas 3 camadas, estamos protegidos contra as condições extremas sem ter necessidade de andarmos todos "enchouriçados" na montanha!!!
Um abraço para Vós.
Jorge
PS: Desenhos retirados aleatoriamente da net.

1 comentário:

  1. Mas isto está demais! de onde vêm os desenhos? és um artista Jo! desta maneita até dá vontade de experimentar todos os teus conselhos ;-)

    ResponderEliminar