Daisypath - Personal pictureDaisypath Vacation tickers

terça-feira, 27 de julho de 2010

O dia dos Avós e os Avós que sobem montanhas

Ontem foi o dia dos Avós.
E como sabem, os avós nunca morrem... Há um dia em que passam a existir apenas dentro de nós.
Como sinais exteriores dos avós ficam os apelidos, a sua forma de ser e de estar na Vida... 
Homenagem ao meu Avô Materno
E a necessidade que sentimos de dar continuidade a esse projecto transgeracional de estar no mundo, com os nossos e com os Outros.
E nos dias em que caminhamos rumo ao Cume reencontramos sempre estes referentes que nos estimulam a continuar.
Os elogios que recebemos na nossa infância, as valorizações que de nós fizeram, permanecem no mais fundo de nós.
E na montanha, na hora da dificuldade, quando as condições são mais duras e pensamos: "Mas o que é que andamos para aqui a fazer?", vem sempre a voz interior que nos diz:
"Um Homem tem que ter capacidade para concretizar sonhos.
Tem que ser mais alto.
Tem de ter sede de infinito.
E saber que o caminho se faz olhando e caminhando em frente, a caminho do Céu e do Sol (e assim as sombras ficarão sempre para trás).
E ser  homem é sonhar e ser capaz de ousar concretizar."
Estes saberes vão assim crescendo dentro de nós.
E hoje eu sei que os avós também podem subir altas montanhas.

A minha filha mais velha, a primeira, deu-me a possibilidade de eu me tornar avô... E o Sebastião fez o resto.



Um dia destes vou ao meu amigo Rodrigo da Bivaque apanhar a bandeira da loja de artigos de montanha que levarei para o Cume e falar  também sobre a compra de uma mochila com porta bébés para, depois, levar o meu neto a subir montanhas.
É esta realidade nova que torna a Vida tão apaixonante. O alpinista já não leva dentro de si as gerações que o precederam, leva também os filhos e, nalguns casos,  privilegiados como eu, levam também os netos e os amigos.
Tudo isto para vos dizer que é bom termos avós, e termos quem gosta de nós.
E como avô tou cheio de ganas de subir montanhas e de partilhar com os meus amigos e Neto(s) as emoções desta expedição.
Tockandar!!!
Um abraço para Vós,
Jorge

4 comentários:

  1. Grande amigo, aproveita a força da tua gana e tockasubir Stok Kangri!... Tens um neto fabuloso, lindo! Quando voltares da expedição espero que o tragas para os amigos do trilho! Grande abraço e boa viagem. O amigo Luís

    ResponderEliminar
  2. É bom durante a caminhada, olhar para trás e para o lado e "ver" as pegadas de luz que vais deixando e que vão caminhado ao teu lado e no teu coração.

    Parabéns pelo teu lindo Sebastião!!:) É doce como o avô!!

    Que Deus te acompanhe em mais uma subida ao encontro da LUZ!! Faz uma BOA VIAGEM!!!
    Girassol

    ResponderEliminar
  3. Tal como olhas a sorrir para o Sebastião e pretendes proporcionar e dar a conhecer "os caminhos" e a Montanha e é o teu orgulho, serás depois tu o orgulho dele quando compreender que avôs como tu, são poucos! Ele só poderá agradecer ter-te e concerteza que o fará sempre e que estará a teu lado em todos os momentos.
    Parabéns Sebastião, por teres uma estrela a acompanhar-te!

    ResponderEliminar