Daisypath - Personal pictureDaisypath Vacation tickers

domingo, 1 de agosto de 2010

Sábado- Dia de Caminhar

Amigos,

Ontem, sábado, foi dia de caminhar.

Antes de ir para a Praia de São Lourenço - ponto de encontro da Caminhada dos Amigos do Trilho - fui ainda dar um beijinho à minha filha mais nova, que partia para um acampamento com o agrupamento de escuteiros.

Lá ia ela toda compenetrada, com a sua mochila às costas, cheia de sonhos. Fico a olhá-la no meio de tantos outros e sorrio.
É bom ver os jovens a abraçarem as actividades de ar livre, sem necessidade de levarem o seu mundo virtual atrás. As sms deixam de ter importância e o que importa mesmo são os outros, os companheiros de aventura.

Custa-me sempre um bocadinho ver os escuteiros assim um bocado mal equipados, utilizando para estas actividades mochilas enormes, carregadíssimas, com os pesos mal distribuídos e, quase sempre, com a coluna a suportar todo o peso da mochila. Estas questões deveriam ser abordadas nos grupos, antes das actividades, fornecendo os guias as dicas necessárias à questão das mochilas e dos equipamentos a levar. 

Fico com a sensação de que os escuteiros ficaram parados no tempo e não evoluíram, continuando a adoptar soluções que há muito foram abandonadas. Face ao excesso de peso e para que ela não fosse ainda mais sobrecarregada, levou um saco de penas Cumulus Quantum 350, de 665g, com temperatura de conforto de -6º C, com reduzidas dimensões de transporte (12x12x27 cm) e uma esteira de 170g, material que normalmente uso nas minhas actividades em autonomia, o que fez com a mochila ficasse menos cheia e ao mesmo tempo com menos peso.

E, como dizia, ontem foi dia de rumar a S.Lourenço.  
Os Amigos do Trilho foram chegando para mais uma aventura...
É sempre bom ver a forma como os amigos manifestam a sua alegria pelo reencontro e por uma nova caminhada.

Felicitámos os nossos companheiros regressados duma Expedição ao Ararat - é assim como se o grupo também tivesse ido com eles.  

E tivemos a surpresa de ver o leader e Guia do grupo, Rui Avelar Santos, regressar aos trilhos depois de uma delicada intervenção ao joelho, participando já na parte inicial da caminhada e realizando 10km, de acordo com o plano de recuperação traçado.
Foi bom ver a sua alegria por poder voltar a caminhar.

Tenho o privilégio de ser um dos Guias deste grupo e é sempre com grande entusiasmo que nos fazemos ao caminho.
Normalmente, faço a ligação do grupo entre o Guia que abre e o Guia que fecha, acompanhando a caminhada nos pontos de passagem, ou progressão mais difícil, e fazendo a avaliação do nosso estado nos diversos momentos destas caminhadas, de 6 ou 7 horas, e em que é importante saber como é que nos estamos a aguentar.

Noto que este grupo é constituído por pessoas habituadas a caminhar e que já se conhecem em esforço, reconhecendo os seus limites, o que facilita a tarefa dos Guias.

Este ano já levamos + de 700 km de caminhadas de graus de dificuldade elevado ou desportivo, com grandes desníveis a vencer. Estas caminhadas - que variam  entre os 20 e os 40km - servem-me também de preparação para as Expedições, em conjunto com natação 3 d/semana e com 2d/semana de ginásio.

E os mais de 20km foram vencidos num dia em que o tempo se manteve quente e encoberto, terminando a caminhada na bonita Praia de S.Lourenço, onde houve tempo para apreciar o mar.

Os Amigos do Trilho são a minha "família" de caminhadas.

O GDAMO do CAAL o meu grupo de pertença em termos de actividades de Montanha. Uma parte do que sou devo-o a eles.






Outra parte à Explorer de Badajoz, onde fiz a minha formação em alpinismo e actividades várias em montanha, guiadas pelo Guia UIAGM, Manuel Marcarro Pérez, com quem muito aprendi.

O tempo da partida aproxima-se e fico com a sensação de que ainda me falta tratar de tanta coisa.

Por isso, fico por aqui e vou tratar de adaptar os crampons às botas e começar a colocar as coisas no saco de expedição, que a Sanga enviou a todos os membros do grupo. É um saco simpático, impermeável, que deve ter capacidade de mais de 100 L, onde os bastões cabem sem qualquer dificuldade, o que me deixa tranquilo.

E por hoje é tudo.
Abraço-vos a sorrir.

Jorge

Sem comentários:

Enviar um comentário