Daisypath - Personal pictureDaisypath Vacation tickers

domingo, 8 de agosto de 2010

Notícias de Leh

Amigos,

Agradeço-vos todo o vosso apoio.

As notícias não alteraram as nossas previsões, mantendo-se a saída para o Aeroporto de Leh agendada para as 08h00 (03h30 em Portugal). Esperamos voar para Dehli e ultrapassar esta situação de impossibilidade de continuar por aqui.
O ambiente de acolhimento deste povo é magnífico e a ajuda existe em todo o lado.

O tempo, tal como estava previsto, melhorou e com a nossa saída, amanhã aproveitaremos a janela de oportunidade de 2 dias. Depois, virá outra vez o mau tempo.
Estou certo que se o mau tempo não vier de outro quadrante (da outra vez veio do norte e depois de oeste) não trará mais vítimas a este povo.

Quanto a nós, realizámos o nosso passeio depois de almoço, mas torna-se muito difícil não contactar com a morte por estes locais...

São os carros de civis que transportam os corpos envoltos em lençóis brancos, provavelmente para uma morgue improvisada, e depois de terem sido reconhecidos por familiares.
Outros aguardam, envoltos em lençóis brancos, apenas com a cara e os pés destapados, a sua vez de serem reconhecidos.

É um cenário de morte que impressiona... Mas a ajuda está lá e toda a gente continua a escavar a lama e a procurar recuperar os seus entes queridos.

Partilho convosco estes momentos, porque também a mim me ajuda a partilha que convosco faço, tornando a tarde mais leve.

Daqui a pouco vamos jantar no nosso Hotel com o nosso guia tibetano, de quem vos falei num post anterior.
Salvou a sua filha e a sua família. É um grande homem.
Fez os possíveis e os impossíveis para nos ajudar a sair.

Antes, fez tudo o que era possível para estudar outras hipóteses de fazer o Stok Kangri, abordando-o por outra face. Mas era mesmo impossível.
Com as tentativas de resgate das expedições que já estavam nos campos de altitude, era impossivel pensar em sair de Leh, quanto mais subir, fosse que montanha fosse.

Desta vez o tempo não deixou. A Montanha fica lá à nossa espera... E numa outra oportunidade, voltaremos a ela, quem sabe se até com os meus Amigos... Seria lindo. E eu adoraria.

Hoje já não voltarei aqui. Os cyber cafés fecharão entretanto e espero amanha dar-vos noticias de Dehli.
No meio do meu grupo de expedição encontro muitos amigos e apoio, mas o vosso é outra coisa.
Tantas vezes emociono-me convosco...

É bom ter amigos. É bom contar com todos vós. Sou tão feliz por isso.
Espero retribuir-vos com a partilha da minha expedição aos Himalaias.
Porque a Expedição não terminou... Adiámos apenas o dia de encontro com o Cume do Stok Kangri!

Deixo-vos o meu sorriso. E o meu abraço.

Jorge

PS: Mensagem recebida às 14h47 (hora Portuguesa)

1 comentário:

  1. Jorge,

    As Montanhas permanecem com a sua magia e outras oportunidades terás para as subires a sorrir, mas o mais importante agora era conseguires sair desse drama são e salvo.
    Nestes dias deves ter vivido experiências únicas e também deves ter conhecido pessoas únicas e só por isso já valeu a pena.
    Bom regresso para ti e para os teus companheiros!
    Continua a sorrir
    Bjinhos

    ResponderEliminar