Daisypath - Personal pictureDaisypath Vacation tickers

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Véspera de partir...

Amigos,

Estamos na véspera da partida. 
O dia amanheceu tranquilo. A manhã foi aproveitada para deixar as coisas tratadas por cá. 

Houve tempo para passar pelo notário para autenticar uma declaração de saída do país da minha filha do meio que, depois de um 20 a Inglês no exame de acesso feito antecipadamente, parte também amanhã com destino a Roma. 

Um 20 num exame deve ter um sabor muito especial. A nota mais alta que tive foi um 19 e deixou-me muito feliz. 
Ficamos com a sensação de que o nosso esforço foi recompensado e que temos na mão a chave do sucesso. 
É como se tivessemos o Mundo preso por um cordel, a balançar, na ponta do nosso dedo...

No fundo, ficamos com esta sensação fantástica de sermos seres capazes e isso é, de facto, muito importante na história de cada um de nós.
Na Montanha também é importante fazer cume e voltar. 
Mas um 20 num exame final é mesmo o Cume do Everest atingido sem O2 artificial!!

A tarde de hoje reservei-a para vos falar para vos falar, assim meio a sós. 
Este blog, e a forma como foi acarinhado por todos vós, acabou por criar em mim uma necessidade de vos falar, de vos dar conta de como as coisas estão a correr. 
É como se eu passasse a ter uma (ex)istência no mundo virtual e que desse modo (ex)istisse dentro de vós. 
E quando estou assim mais tempo sem escrever, fico com esta preocupação de não vos estar a dar a atenção que merecem e que sinto que me dispensam sempre. 

Fiquei a saber que tenho mais de 360 visitantes de Portugal e leitores vários no Luxemburgo, na Bélgica, em Espanha, nos EUA, na Alemanha, no Reino Unido, no Brasil, na França, na Finlândia, na Índia e nas Ilhas Maurícias. 
E eu nem sequer me lembro de ter mais de 150 amigos/conhecidos em Portugal, quanto mais saber de todos estes outros, que por esse mundo fora me seguem. 

Agradeço-vos o interesse e digo-vos que continuarei a escrever e a pensar em vós. 
Já não sou só eu e os meus mais íntimos que subimos. 
Tu também sobes comigo!

No fundo escrever-vos é estar convosco. É partilhar a emoção de uma expedição, de uma viagem de aventura e da subida a um Cume de + de 6000m. É assim... como um salto, ou um desafio sem rede. Estamos quase em directo e sem a possibilidade de qualquer tipo de montagem que pudesse remediar o que estivesse menos bem. 

Estamos em directo e assim estaremos ao longo destes 21 dias.
Falar-vos-ei do meu dia a dia, do meu encontro com os outros elementos da expedição, do meu encontro com os guias e com as gentes de Ladak e das Montanhas de Kangri, em discurso directo, em que partilharei as emoções de todos estes encontros. 

Vou para o Tibete Indiano de cabeça aberta. 
Como dizia Albert Einstein, "A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."  E é com esse espírito que parto a caminho do Oriente. 

E este espírito nem sequer é inédito. De acordo com o que nos conta Joaquim Magalhães de Castro, autor do livro , «Viagem ao Tecto do Mundo» (Edições Presença), que  dá conta das suas viagens pelo Tibete «profundo» e menos conhecido, e que procurou seguir os passos dos jesuítas portugueses - pioneiros europeus nos Himalaias - António de Andrade, Manuel Marques, Francisco de Azevedo, João Cabral e Estêvão Cacela, na época dos Descobrimentos,  apresentando-os como os primeiros tibetólogos (aprenderam as línguas locais), antropólogos, etnólogos, geólogos, botânicos e geógrafos desta região também conhecida pelo Tecto do Mundo.  

E agora estamos todos no mesmo barco. A partir de amanhã rumaremos ao Stok Kangri. A voar. Cheios de sonhos e com vontade de os cumprir (quase) em directo. Com vontade de trilhar caminhos de Futuro.  E a sorrir.

Abraço-vos em todas as línguas do mundo.

Jorge

1 comentário:

  1. Jorge,

    Obrigada pelas tuas palavras. Já que tiras-te esta tarde para "conversar" com os teus amigos e seguidores, quero deixar-te umas palavras antes da tua partida.

    Encontrámo-nos nesta vida faz muito pouco tempo, mas as amizades são intemporais e é possível o vislumbre do coração e da alma do outro, quando estes são "grandes".

    Por isso a Amizade que sinto por ti, faz-me desejar acompanhar-te nesta expedição.Sei e sinto o quanto é importante para ti e te faz feliz cada subida ao encontro de ti mesmo.

    Desejo que consigas ultrapassar sempre a sorrir todos os desafios a que te propões nesta expedição.

    Num cantinho da tua mochila, já está a acompanhar-te o meu sorriso.

    UM ABRAÇO MUITO LUMINOSO COM DESEJOS DE PAZ!!!
    Girassol

    ResponderEliminar